Precisamos conversar e aprender mais sobre o assunto. Assunto do dia: socialismo!
O socialismo de Marx nao nos propoe a divisao de tudo que possuimos. Diariamente ouço (e de muitos colegas meus) que: "nossa!! como que existiria uma sociedade onde eu teria que trabalhar e outro ficaria na mamata e ainda teria que compartilhar minha casa e dar metade dos meus bens pra outro???" Meu Deus do céu!!!! Quem falou isso pra vc??? O que Marx propos, após analisar todos os sistemas de trabalhos existentes até sua epoca, (epoca em que começa o capitalismo) é que existe uma maneira de se igualar os direitos e a dignidade humana!!! (veja bem o que eu disse, eu disse direitos e dignidade humana)
Socialismo é a denominação genérica de um conjunto de teorias socioeconômicas, ideologias e políticas que postulam a abolição das desigualdades entre as classes sociais.
Essa maneira seria um modelo socioeconomico que, a grosso modo, sociabiliazaria os meios de produção. Entende-se por meio de produção as empresas em que todos trabalhamos. Pense bem, todos temos que trabalhar. E por que seu patrao tem que ganhar muito mais que vc, que as vezes e na maioria das vezes trabalha mais que ele. Por que ele é o dono? E se todos os meios de produção fossem de todos. Todos trabalhariam e ganhariamos igual já que a empresa não é só sua mas também é minha. Pois de onde vem as diferenças sociais? Da exploração em cima da mao de obra que nós assalariados promovemos.
Quando se dividiu Berlin, no fim da segunda gerrra mundial, a parte capitalista envolvida (Eua, França, e Inglaterra) propos um modelo democrático: o capitalismo. Democrático porque nesse modelo se vota e assim escolhem seus governantes. Já a parte socialista envolvida (URSS) propos um outro modelo democrático: o socialismo. Democrático porque nesse modelo nao apenas se vota mas todos teriam direito a emprego, a educação, ao saneamento basico, a alimentação, ou seja, um modelo que propoe a dignidade humana como condição assegurada pelo estado já que todos os meios de produção pertencem a todos.
Luciano, veja o que vc escreveu aqui abaixo: "O socialismo, assim como o nazismo defendia a intervenção na vida socioeconômica do povo, preconceito e exclusão de empresários, e “exportação” da ideologia (intervenções militares em outros países). A exclusão dos empresários no nazismo tinha uma diferença, apenas os amiguinhos do Hitler poderia ter empresas." Quem te disse isso??? Vc igualou o socialismo ao nazismo! Outra fala sua: "Estranho considerar justo um sistema onde todos são tratados iguais, a despeito do que produzem. Se alguém produz mais que o outro, é claro que deve ter mais benefícios." A igualdade proposta é de direitos e oportunidades!!! Veja bem, eu, apenas um rapaz latino americano sem dinheiro, qual a semelhança minha com um filinho de papai que vai de Audi na PUC ou na Unicamp? Nós nao somos todos iguais perante a lei? Vc afirmaria que somos iguais? Vc diria que temos os mesmos direitos e oportunidades? Intaum pq eu nao posso estudar? (já que nao tenho como pagar e a universidade publica nao me dá acesso) Somos iguais? O capitalismo entao é democrático porque eu posso escolher meu governante? Ou é democrático porque posso ter tudo que eu quero (desde que eu tenha diheiro é claro, mas, e se eu nao tiver?) Vc acha justo nós termos acesso á uma universidade e milhoes estarem fora dela?
Luciano sou muito seu amigo, assim com de todos desse blog, mas nao foi essa a minha intenção ao participar disso, pois o que vejo aqui é alienação e propaganda pessoal envolvida à espera de comentarios das minininhas bunitinhas da sala!
Não sou o dono da verdade e muito menos sei de tudo. Tenho muito que aprender. Mas nao quero participar de mais um espaço destinado a informação e discussão (como todas as midias que atingem pessoas deveriam promover a informação e discussão) sendo distorcidos por pseudo intelectuais filhos do Diogo Mainard com o Paulo Francis!
Descupem minha revolta,
Merlin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Merlin, só acho que você se equivocou quanto ao : propagandas pessoais esperando comentários das menininhas da sala.
Você é muito meu amigo, mas cara, esse não é e nunca foi o objetivo desse blog, e nem nunca será.
Só complementando, falo por mim mesmo, mas conhecendo todos os caras, tenho fé que esse também não é o objetivo de nenhum deles.
Postar um comentário