sábado, abril 15, 2006

É aquela época do ano de novo...

Não, não a páscoa. O começo do Campeonato Brasileiro! Pra variar um pouquinho dos posts polêmicos sobre ideologia, resolvi falar de futebol, já que todo mundo gosta, e quem não gosta, atura. É isso aê, segunda feira vamos assistir Globo Esporte e vamos escutar 101298349 trocadilhos envolvendo chocolate, goleada, e ver 10380183013182 comemorações em que jogadores imitam coelhinhos. De volta a rotina!

Vamos falar um pouco do Campeonato em si, sem enrolar. Dessa vez são 20 clubes, 2 a menos que ano passado. Caem 4, sobem 4. Forma de disputa em pontos corridos. Os 4 primeiros se classificam para a Libertadores, sendo que o 4º colocado tem que disputar uma fase eliminatória para entrar de vez no torneio.

Agora, os favoritos. Na minha opinião, Santos, São Paulo, Corinthians e Internacional são os principais favoritos. O Santos foi campeão paulista, e deve contratar alguns reforços no início da competição, fortalecendo o elenco médio que tem. Mas o Santos tem técnico, e ele se chama Luxemburgo. É nojento, é arrogante, é chato, mas entende do assunto, e se ele continuar na equipe, o clube da Vila é favorito.

Já o São Paulo tem um bom treinador que ainda precisa provar sua qualidade no cenário nacional, já que não ganhou nenhum título de grande expressividade (não, o campeonato Gaúcho não tem expressividade). Tem um elenco bem superior aos demais participantes do Campeonato, e é o mais bem balanceado do país. Falta ao São Paulo a chamada estrela da companhia. O Rogério é a figura marcada, mas ele não é o cara que vai decidir as partidas sempre. Esse cara tem que jogar na linha, e na linha o São Paulo tem vários bons jogadores, mas não tem nenhum chamado "craque". Ano passado tinha Amoroso. Trouxe o Ricardo Oliveira, talvez seja esse tipo de jogador.

O Corinthians tem uma constelação em seu elenco, no meio, e na frente. Não tem dupla de zaga, e não tem lateral direito, mas tem Mascherano e Mattos como volantes. Contratou um bom goleiro, e também por sua qualidade no ataque, deve ser considerado favorito. O técnico "interino" Ademar Braga, metrosexual de carteirinha, não vem fazendo um trabalho ruim, pelo contrário, o Corinthians vem se dando bem na Libertadores com ele. O Internacional manteve a base do time vice-campeão de 2005, trouxe um ou outro reforço e tem um técnico decente, Abel Braga. Com Fernandão, Rafael Sobis e Tinga como os pilares da equipe, o time gaúcho tem condições de chegar ao título, se desempenhar o mesmo futebol do ano passado, e se a juizada deixar.

Correndo por fora vem Palmeiras, Cruzeiro e Goiás. Palmeiras porque tem técnico, um elenco de razoável pra bom e deve se reforçar. Cruzeiro vem jogando bom futebol, foi campeão mineiro (também pouco expressivo, mas pelo menos com moral) e tem alguns jogadores bons, como Edu Dracena na zaga, e Gil no ataque. O Goiás também ganhou seu estadual, e vem fazendo boa campanha na Libertadores. Sem Tabata e Paulo Baier, perdeu duas peças importantes, mas tem um bom time e deve terminar entre os 6-7 primeiros.

Os times do Rio não empolgam, o Fluminense contratou bem mas vem jogando mal, os times do Paraná não dão grandes sinais de força e acredito que o campeonato deva ficar pelo estado de SP, ou talvez Rio Grande do Sul mesmo. Favoritos ao descenso na minha opinião, são Santa Cruz, Ponte Preta, Juventude, e Flamengo/Vasco.

Por hoje é só pessoal. Feliz Páscoa, comam muitos ovinhos de chocolate, coisa que eu não vou fazer, devido a gastrite.

Leandro, Abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só podia ser vc mesmo hein lê..rs...!!! Bjus