Bom, como é primeiro post fiquei pensando muito no que iria escrever, então depois de algumas cervejas sempre me vem à cabeça frases rodrigueanas, aliás, acho que Nelson Rodrigues poderia dar todas as aulas do curso de jornalismo, o cara entende de filosofia, sociologia, sexologia, e claro dramaturgia, imagina ele dando aula no lugar do Paulo Afonso, sem falar de futebol que o cara manja muito, apesar de ser Fluminense.
Algumas frases de Nelson são celebres, seus contos tratam na maioria das vezes de traição e quase sempre termina em morte, nada melhor pra definir o amor, como ele diz “o adultério deveria ser facultativo”.
Imagina o dramaturgo dando aula de sociologia, como ele atribui à Marx o formidável despertar dos idiotas, “as cartas de Marx mostram que ele era imperialista, colonialista, racista, genocida, que queria a destruição dos povos miseráveis e "sem história", os quais chama de "piolhentos", de "anões", de "suínos" e que não mereciam existir. Esse é o Marx de verdade, não o da nossa fantasia, não o do nosso delírio, mas o sem retoque, o Marx tragicamente autêntico”, assim ele definiu Marx. No Brasil, o marxismo adquiriu uma forma difusa, reduzida, atmosférica. É-se marxista sem estudar, sem pensar, sem ler, sem escrever, apenas respirando. Por falar em sem ler como dizia Otto Lara Resende, “o cinema é uma maneira fácil de ser intelectual sem ler e sem pensar", só pra constar, você também pode ser intelectual sendo socialista, o socialismo é uma maneira facílima de ser intelectual sem ligar duas idéias.
O que mais gosto no Nelson Rodrigues, sem dúvida, é como ele vê as mulheres, em uma entrevista a Hebe Camargo, essa mesmo do SBT, foi lhe perguntado se mulher gosta de carinho, o cara responde: - “Pelo contrário, a mulher gosta de apanhar". Como a Hebe é uma entrevistadora FANTÁSTICA, retrucou: - todas? E ele: “Nem todas. Só as normais. As neuróticas reagem”. No outro dia choveu cartas de mulheres indignadas, eram as neuróticas, as normais acharam uma graça infinita.
Voltando pra sociologia sabe o que ele acha da importância do indivíduo na sociedade?
"Qualquer indivíduo é mais importante do que a Via Láctea.". Deixando Durkheim, Webber e Marx no chinelo.
As frases dele são fenomenais, por exemplo, quem nunca viu uma mulher linda com roupas excitantes e não teve vontade de dizer: - “você está digna de um estupro”. Falando em estupro todo tímido é um sério candidato a um crime sexual.
Ele não liga pra mulher bonita e sim pra interessante, assim como eu, e essa é a verdade a mulher bonita nos interessa apenas nos primeiros quinze dias, acabando em um imenso tédio visual.
Para encerrar uma comparação com Shakespeare, em forma de piada, é lógico!
Um bêbado dormia durante a viagem do coletivo.
Um português sentou-se ao seu lado e o cutucou.
O bêbado acordou e perguntou: - Que foi?
O português disse:- O sono é o prenúncio da morte, Shakespeare.
O bêbado muito puto, virou-se e continuou a dormir, sem dizer nada.
Novamente o português o cutucou e disse:- O sono é o prenúncio da morte, Shakespeare.
O bêbado ainda mais puto, disse:- Vai tomar no cú, filho da puta! Nelson Rodrigues.
Luciano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário