terça-feira, abril 11, 2006

O Jeitinho Brasileiro...

Quem vos fala é o Leandro de novo. Hoje, numa mistura de revolta, descontentamento e talvez um pouco de esperança, resolvi falar do nosso país, e do nosso povo. Todo mundo se lembra do jeitinho brasileiro quando se fala em Brasil. Mas que jeitinho brasileiro é esse? Jeitinho Brasileiro é ser esperto? Ter jogo de cintura? Saber se virar nas horas mais complicadas?

Ou é saber levar vantagem, ser malandro, sem vergonha, de maneira sutil? Sinceramente, não sei. Não sei mesmo. Mas, vou partir do pressuposto (ai ai ai...) de que a primeira definição se aplica mais. Se for assim, então onde raios ele está? Num país onde ninguem é punido, 8 deputados participantes no mensalão são absolvidos (talvez sejam inocentes, mas todos?!), e ninguem faz nada, será que somos espertos? Temos jogo de cintura? E sim, isso é uma crítica ao povo brasileiro, a nós mesmos. Deixamos as coisas pra ultima hora, sempre. Será que temos voz ativa?

A culpa não é só nossa, mas dizem que a voz do povo é a voz de Deus. Ora bolas, tiramos o presidente mais safado da nossa história manipulados pela rede Globo de televisão. E o colocamos lá também, manipulados da mesma forma. Roubou quanto quis, tirou da poupança da população, e mesmo assim demorooou pra tomarmos vergonha na cara. Que voz a gente tem? Posso dizer que não tenho, mas talvez meu desabafo nesse blog seja alguma coisa.

Até o futebol foi contaminado, com o escândalo da arbitragem. E nos fizemos de idiotas ao tentar arranjar uma solução para o mesmo. Num país onde padre expulsa ceguinho sanfoneiro de frente da igreja, e ainda jogam água no ceguinho quando ele vai tocar em outro lugar (fotoptica ferrari, pra ser mais exato), a única coisa que me deixa otimista é o povo sofrido, que rala e se fode o dia inteiro, paga imposto, e ainda mal consegue pagar as contas no final do mês. E é por essa gente, que eu não generalizo e não digo que nosso povo é alienado.

Por isso, eu dou o braço a torcer pelo povo argentino. Se não me engano, destituíram 2 presidentes em menos de 2 semanas. Tiraram o titular, entrou o vice, e ele num durou muito tempo antes que fosse retirado em meio aos panelaços novamente. Eles tem colhões. A gente, tem olhos, senta e bate palma?

Onde estão vocês, caras-pintadas?


Leandro, abraço.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o primeiro passo já demos, o inconformismo em relação a situação, e também a consciência das nossas atitudes. Ser politicamente correto o tempo todo não é fácil, principalmente nesse país onde professores de escolas públicas ganham menos que pedintes de semáforo! Mas já é um começo se fizermos nossa parte.

Anônimo disse...

Tá certo falar "demos"? Coisa estranha!

Anônimo disse...

Ih... Já começou esse lance de "anônimo"