terça-feira, junho 13, 2006

Somos os melhores! Será?

E o Brasil venceu. E com isso o PCC acabou. E com isso a fome, em fim, é zero. E com isso o mensalão não é mais problema. E com isso quem matou seus pais tem um álibi. E com isso, o único problema que aflige essa grande nação é um atacante gordo. É esse o país em que vivemos. O país do futebol. O país dos palhaços que ficam a frete da televisão para esquecer dos seus problemas. É esse o nosso país.
E quem ganha com isso. Acho que o mendigo que luta desesperado com os ratos por um resto de comida não ganha nada com isso. Também acho que as crianças que agonizam por ajuda em nosso grande Nordeste não ganham nada com isso. Quem ganha é o governo. Quem ganha é o ladrão. Quem ganha é o assassino. Ganha quem não tem de ganhar. Que raio de jogo é esse. É o jogo nacional. O esporte nacional. É como a nação é conhecida lá fora. A nação do futebol e a nação dos futebolistas. De bom é só. Pergunte a um suíço, ou um sueco, dinamarquês, inglês ou qualquer outro europeu se ele gostaria de ter a honra de se tornar um cidadão brasileiro. Ele ira rir na sua cara. Então, nem pergunte.
“E então, vamos ver o jogo?”. E o comércio abaixa suas portas. E as empresas param a sua produção. E o país pára. E ficam todos ligados à rainha. À emissora rainha. E todos ouvem a mesma pessoa. A mesma voz. Os mesmos gritos. E todo o povo ligado à mesma imagem. Nos bares. Nas casas. Nas empresas. Todos em um só lugar. Todos absorvendo uma só opinião. É. Esse é o nosso país. A nossa Pátria amada. Nossa mãe gentil. Pátria amada, Brasil.
E o falso patriotismo aparece. E quem fala mal. Quem critica. Quem destrói. Todos. Esses passam a se orgulhar por serem brasileiros. E passam a sorrir. E deixam de chorar. E de quem é a culpa? A culpa é de todos. Antônio tem culpa. Maria tem culpa. José tem culpa. Luiz tem culpa. Você tem culpa.
E o falso patriotismo aparece. E todos os problemas desaparecem. Típico do nosso país. Típico de nosso povo. Esse é o nosso país. Esse é o nosso povo. Todos podem mudar. Só falta o primeiro passo. Aí todos seguem o pioneiro. Quem se habilita? Quem quer ser o pioneiro?

Borgo9.

2 comentários:

Anônimo disse...

uhg...fui eu quem escrevi esse texto...foi mal...

Anônimo disse...

boa borgo!!