segunda-feira, julho 24, 2006

Heróis de mentira.

Hoje em dia não temos mais heróis. Não temos um Átila se quer que seja capaz de estremecer o mais poderoso império. Cadê os Hunos da vida? Cadê os bárbaros invulneráveis? Os heróis já não existem mais. O que será do mundo sem heróis? Hoje temos os heróis em quadrinhos. Do mundo do faz-de-conta. Heróis inspirados em animais. Heróis que voam e tem poderes anormais. Heróis fracos de alma. Heróis de mentira.
Átila foi um herói. Heróis fazem história. Átila tem um espaço honroso na história. Combateu o “todo poderoso” Império Romano. Deixo Aecius, o poderoso general romano de 451, com medo, a espera do Rei dos Hunos. Átila significava destruição. Horror. Átila não foi vilão. Átila foi herói. Podia não agir como herói. Mas tinha atitude de herói.
Deixemos então Átila de lado. Falaremos dos heróis atuais. Heróis sem graça. Sem brio. Evitar que aviões lotados despenquem céu abaixo é um ato heróico. Subir paredes e prender ladrões em teias podem ser, também, atos heróicos. Mas, quem faz isso no MUNDO REAL? São ótimos contos. São grandes imagens. Isso é inegável. Mas, da mesma forma que é inegável, é impossível.
Hei de concordar que estes heróis surreais também têm sua parcela de ajuda. São íntegros. São bonzinhos. Os heróis, hoje, são modelos às novas gerações. Átila não se encaixa nesse tipo de herói-modelo. Não se pode considerar Átila como um modelo. Ele era violento. Terrível. Bárbaro.
Hoje não temos heróis reais. Não temos heróis que farão parte da história futuramente. Assim como Átila, podemos citar vários. Montezuma. Tiradentes. Ernesto Guevara. Zumbi dos Palmares. Tirando Montezuma, líder maia, todos os outros foram (e são) figuras revolucionárias. Mas, também existiram existem e existirão os vilões, mais isto já é uma outra historia, que vai ficar pro próximo texto.

A maioria dos dados foram coletados da revista "Aventuras na História - 18 de fevereiro de 2005"

"Utilizei Átila para as citações acima pela adimiração e respeito que tenho por esse guerreiro, odiado pelos romanos da antigüidade. Maiores informações sobre este herói poderão ser encontradas facilmente na Internet"


João Paulo Borgonove 24/07/2006

Nenhum comentário: