segunda-feira, outubro 02, 2006

Mas o que raios esse povo está fazendo?!

Após alguns meses de ausência, o blog está de volta (por quanto tempo não me pergunte...). Dia 2 de outubro, 2006, estamos de ressaca do dia anterior, o dia da votação. Votamos pra Governador, Presidente, Dep. Federal e Estadual, e Senador. Com os resultados já concretos, sabemos quem já foi eleito em primeiro turno e quem vai disputar o segundo. Porém, o que mais chama a atenção são as vitórias de alguns candidatos de certa forma, suspeitos.

Paulo Maluf foi o Dep. Federal eleito com o maior número de votos. Se não me engano, 200 ou mais processos movidos contra ele na justiça estão em andamento (ou não, talvez estejam parados, dada a efetividade da justiça por aqui...). Envolvido em acusações sobre lavagem de dinheiro, superfaturamento de obras no estado de SP, entre outras falcatruas, Maluf ainda tem eleitores fiéis. O político que rouba, mas faz!

José Roberto Arruda, se lembram dele? Ficou conhecido pelo episódio da violação do painel eletrônico do Senado. Renunciou ao mandato de Senador para não ser cassado. Em 2002, foi o deputado federal mais votado do distrito federal, pedindo "uma nova chance" e admitindo ter cometido um "erro". E agora aí está, Arruda governará o DF a partir do ano que vem, eleito em primeiro turno. Mas não acaba por aí.

Fernando Collor, escurraçado do planalto em 1992, renunciou ao cargo para evitar o impeachment, e mesmo assim foi cassado, não podendo se candidatar a nada até 2000. Eleito senador pelo estado de Alagoas.

Valdemar Costa Neto, um dos que renunciaram para não ter o mandato cassado na época do mensalão, também foi eleito deputado federal por SP. Me surpreende a capacidade de perdoar do povo desse país. Ou melhor, me surpreende a burrice. Estamos (no ambito geral, já que nem todos votaram nos políticos citados) colocando novamente no poder, gente que já participou de escândalos e sujeira muito grande na política. O que nos leva a crer que esses caras vão melhorar nossas vidas em um período de 4 anos? Podem até melhorar, mas votar nesse tipo de gente é uma aposta muito grande. E a chance de perder a aposta também é.

Que mais agora? Roberto Jefferson presidente em 2010?

Leandro.

3 comentários:

Ana Flavia Cardia disse...

eh!!
sem contar no Paloci e berzoini!

GUERRILHA disse...

Pois é, dava pra ter falado de mais gente mas na hora só me vieram alguns nomes na cabeça!

Pelo menos não colocaram o Severino de volta haha

Anônimo disse...

É que o Brasil alem de ser o país da impunidade tambem é um país que não tem passado! Ninguem se lembra nem do que comeu no almoço do dia anterior quanto mais em quem votou na ultima eleiçao... e enquanto isso nos lustres dos palacios o $ vai entrando nas cuecas... e nas caixas de wisque! Mas ninguem sabe de nada...